quinta-feira, 12 de junho de 2008

Degustação de Junho - Châteauneuf-du-Pape



- Cuvée des Générations 1998, WS94 - RP94 - VC93,91

- Châteauneuf-du-Pape Cuvée des Cadettes 2001, WS95 - RP95 - VC93

- Châteauneuf-du-Pape Vieux Télégraphe La Crau 2003, WS93 - VC94,66

4 Comments:

Alexandre Avila said...

Um pouco de história

Os Legisladores do Rhône: O primeiro sistema AOC da França

No começo do séc.XX, logo após a devastação de vinhedos por filoxera e míldio, surgiu o problema das imitações fraudulentas de vinho. Como medida de proteção contra essa praga comercial, Châteauneuf-du-Pape criou uma série de regras para a produção de vinho, concebidas pelo barão Le Roy de Boiseaumarié, propietário do Château Fortia e jurista respeitado, e adotadas em 1923. Elas seriam o protótipo do sistema francês Appellation d´Origine Contrôlée (AOC), o primeiro desse tipo no mundo, que foi introduzido em 1935. Os elementos essenciais incluem a delimitação geográfica do distrito, as cepas e os métodos de cultivo permitidos, e a graduação alcoólica mínima.
Châteauneuf-du-Pape insiste também na obrigatoriedade da seleção das uvas, rejeitando entre 5 e 20% da colheita, de acordo com o ano.

Um abraço, Alexandre.

Alexandre Avila said...

Degustação "Châteauneuf"

Produtores:

- Château de La Gardine: O Château de Gardine (54ha) reúne a habilidade de Gaston Brunel com o excelente terroir de Châteauneuf-du-Pape em vinhos como os de Chôtes-du-Rhône. Com a qualidade e o potencial de guarda, a vocação e o prazer dos vinhos de Gardine são únicos, principalmente o Cuvée des Générations que é descrito pela Wine Spectator como um Châteauneuf-du-Pape ultra-tudo: ultra-negro, ultra-consistente, ultra-macio e ultra-grandioso!

P.S.: Mais informações sobre os demais produtores ( Château La Nerthe e Domaine du Vieux Télégraphe / Vignobles Brunier )enviarei depois.

Um abraço, Alexandre.

Alexandre Avila said...

Continuação - Produtores

Château La Nerthe: Essa magnífica vinícola é uma das mais antigas de Châteauneuf-du-Pape, engarrafando seus própios vinhos desde 1784. Modernizou-se em 1985, quando a propiedade foi comprada pela família Richard, comerciante de café e vinho parisiense, e Alain Dugas tornou-se o gerente. O vinhedo foi reestruturado, as safras reduzidas, e os vinhos ficaram mais contemporâneos. Os tintos e brancos são maduros, elegantes e bem acabados. Em safras excepcionais, são produzidas 2 seleções especiais de maior envelhecimento, o tinto Cuvée des Cadettes e o branco Clos de Beauvenir.

Domaine du Vieux Télégraphe / Vignobles Brunier: O Domaine du Vieux Télégraphe foi estabelecido em 1898 por Hypolithe Brunier no mais elevado terreno da denominação de Châteauneuf-du-Pape, o Plateau de La Crau. Atualmente a propiedade cobre 170 acres e firmou-se como uma das líderes de qualidade do Rhône. Seus vinhos apresentam impecável balanço entre fruta, madeira, álcool, acidez e taninos - a sensação de que tudo está no lugar certo é imediato. Os rótulos da vinícola sempre recebem altas notas da imprensa especializada.

P.S.: Amanhã, um pouco de informação do produtor do Côtes-du-Rhône (vinho do jantar) Paul Jaboulet Aîné...

Um abraço, Alexandre.

Alexandre Avila said...

Caros Confrades,

Ontem acabou não dando tempo de concluir o texto de informações dos produtores, porém confiram hoje um pouco de Paul Jaboulet Aîné.

Maison Paul Jaboulet Aîné: Produtor de enorme prestígio e reputação. Paul Jaboulet Aîné elabora alguns dos melhores tintos e brancos da França. Fundado há mais de 150 anos, Jaboulet é propietário de excelentes vinhedos das melhores denominações do Norte do Rhône, inclusive o mítico Hermitage La Chapelle, um tinto espetacular que em sua safra "lendária" de 1961 foi eleito um dos "12 Vinhos do Século" pela Wine Spectator. Em 1990, o La Chapelle mereceu nada mais do que os 100 ponntos de Parker. Todos seus outros tintos e brancos estão entre os melhores de suas denominações, inclusive seu reputado Côtes-du-Rhône, o já clássico "Parallèle 45" (vinho do jantar), de relação qualidade/preço incomparável.

Um abraço, Alexandre.